top of page

História do MUDA-Movimento Unido pela Democracia Ativa

M.U.D.A.-Movimento Unido pela Democracia Ativa, nasce de um grupo de pessoas que cresceram, casaram, constituíram família e actualmente residem nesta freguesia. Este grupo de pessoas decidiu unir-se e fundar um movimento de “gente da terra” para dignificar o nome desta freguesia e trabalhar em prol da comunidade que aqui trabalha e reside (FAMM).

Esta candidatura tem por base algumas opiniões da população que fomos registando e decidimos partilhar;

- A freguesia de Algueirão Mem Martins, parou no tempo e temas como o desenvolvimento urbano, têm muitas lacunas associadas a graves erros urbanísticos consentidos pela Câmara Municipal de Sintra.(exemplo morador Tapada das Mercês)

- A população está descreditada, frustrada e cansada das organizações políticas e dos habituais membros partidários, que mantem um plano pouco social e pouco democrático. (exemplo morador Algueirão)

 Este facto ocorre devido ao habitual voto dos cidadãos nos históricos partidos políticos, que gerem os destinos desta freguesia com 65.200 habitantes.
A população está descreditada porque:

 O programa eleitoral não é divulgado e acompanhado em sintonia com os cidadãos da freguesia. As promessas apresentadas pela freguesia não foram cumpridas pelos partidos políticos da autarquia. A população, cada vez mais sente o peso dos impostos diretos e indiretos; IMI, saneamentos básicos, entre outras taxas e, nenhuma aplicação destes dinheiros na freguesia.

A população está frustrada porque:

 Não vislumbra qualquer tipo de iniciativa política no sentido de estimular a economia local bem como combater os problemas sociais e económicos. Não constata nenhuma ação política, ativa ou decisiva ao nível de resolução dos problemas para ajudar famílias e empresas localizadas na freguesia.

O População está cansada porque :

Não aparecem soluções políticas de desenvolvimento para a freguesia que possam contribuir para a iniciativa publica e/ou privada com o objetivo de estimular a economia e potenciar o emprego local. Não existem políticas, visíveis, para ajudar as famílias a recuperar a confiança desta nossa freguesia.

Por isso e mais uma vez fazemos o apelo que venha decidir mudar nas próximas eleições “M.U.D.A.-Movimento Unido pela Democracia Ativa”

 

 A RAZÃO DA CRIAÇÃO DO MUDA-Movimento Unido pela Democracia Ativa:

 

Devido à falta de ideias, de motivação e consequente descrença da população na classe política, decidimos “arregaçar as mangas” e colocamos os nossos valores, a nossa dedicação, vontade e crença, para mudarmos e iniciarmos um novo ciclo, um novo rumo.

Pretendemos trazer bem-estar e mais qualidade de vida à comunidade.

Elaborar, organizar, executar e acompanhar são lemas que queremos levar às vertentes associativas e instituições sem fins lucrativos, que têm como responsabilidade social o empenho e a dedicação no apoio às famílias com dificuldades financeiras e/ou sociais.

Queremos dinamizar serviços de cidadania, motivar os cidadãos da freguesia, na limpeza das ruas, na boa utilização e na manutenção dos equipamentos e dos espaços verdes. Lutamos por instalações desportivas e espaços de lazer na freguesia, parques de estacionamento adequados e adaptados aos locais próprios, que sirvam as pessoas de todas as idades, religiões e etnias, feiras e locais definidos e identificados para troca de bens e recepção de donativos de particulares ou de empresas, para posteriormente serem distribuídos pela população mais carenciada e às instituições que dependem do apoio social em sumula aos mais necessitados desta nossa freguesia.

Queremos trabalhar mais perto dos serviços de educação, no apoio às escolas e centros de formação profissional. Enfim, temos programas idealizados a aguardar mais sugestões de todos para potenciar a sua melhor implementação.

Sabemos que o nosso objetivo, a concretização da nossa vontade e a ideologia organizacional, trará a justiça e o desenvolvimento que toda a população anseia e ambiciona.

A força que nos move, aliada à transparência e a certeza das nossas convicções e opções, encorajam-nos a perseguir este nosso sonho. Acreditamos que com este movimento de cidadãos e com as ideias da população, vamos conseguir chegar mais longe e recuperar a dignidade desta freguesia.

Nas próximas eleições autárquicas, vamos decidir o futuro da nossa freguesia e principalmente determinar se ficamos parados ou metemos mãos à obra para o desenvolvimento desta.

Como cidadãos, tínhamos 2 opções: continuar a ver as mesmas políticas com os mesmos políticos que levaram à estagnação da nossa freguesia ou então abraçar novos projetos, novas soluções, novas ideias, novos rumos para dar frutos a novas mudanças.

Decidimos firmar este projeto em 4 fortes pilares – Desenvolvimento, Integridade, Confiança e Transparência, assente numa filosofia de verdade, para quem sente a freguesia, de proximidade com a comunidade, em união com todos aqueles que queiram desenvolver e voltar a ter esperança e confiança na nossa terra.

Sabemos que este desafio é de enorme responsabilidade, que impõe acima de tudo, falar a verdade, agir com determinação, transmitir a confiança que a população tanto deseja, com adaptação e integração às comunidades estrangeiras e com a transparência nas decisões da JFAMM.

Este movimento avançou com este desafio, com muita vontade, de espírito aberto, com uma missão concreta com valores e objetivos bem definidos, fizemo-lo com toda a humildade.

Pretendemos estar juntos por causas comuns e coletivas, que dizem respeito a todos aqueles que são desta freguesia.

Vivemos numa conjuntura de crise económica e a que mais nos assusta, no momento, é o aumento da crise social. O desemprego galopante, as desigualdades sociais, a instabilidade familiar são indicadores de um problema social que afeta direta, ou indiretamente todos.

Queremos mudar, queremos construir uma democracia ativa com a participação dos fregueses, queremos ouvir sempre os cidadãos; queremos ouvir as empresas para conhecer melhor as perspetivas de desenvolvimento dentro de cada sector e tentar ajudar a solucionar os seus problemas, em parceria, transparência e rigor na gestão de cada Euro orçamental, queremos potenciar o comércio e a economia local para gerar os recursos necessários à população, criar oportunidade de investimento aos empreendedores a fim de estimular empregos.

Convidamos a todos para esta caminhada, porque é tempo de arregaçar as mangas a sério, e olhar para soluções de interesse que sejam comuns aos interesses no desenvolvimento desta nossa freguesia.

  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
  • Wix Google+ page
bottom of page